Sobre

A situação das finanças públicas no Brasil colocou as contas públicas e a agenda de reformas no centro das discussões. Analisá-las tomando em conta seu amplo leque de variáveis e implicações, entretanto, requer conhecimento e experiência tanto na reunião de dados quanto na interpretação dos mesmos.

O Observatório de Política Fiscal nasceu com a proposta de facilitar esse caminho, a partir da reunião de várias informações, entre elas:

  • Consolidação de diversos dados públicos de política fiscal, como séries históricas, apresentados em formatos de simples acesso.
  • Divulgação de análises e pesquisas relacionadas ao tema da macroeconomia aplicada ao setor público.
  • Sugestões de literatura e um tutorial com os principais conceitos e teorias que envolvem a área fiscal.

O objetivo é que o Observatório seja uma central de conteúdos, estimule e amplie o debate sobre política econômica entre interessados no tema.

Sobre o organizador:

O Observatório de Política Fiscal é organizado por Manoel Pires, pesquisador associado do IBRE desde 2016. Pires possui experiência tanto como acadêmico quanto como formulador de políticas nas áreas macroeconômica e fiscal. Nesta frente, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda em 2016 e chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento em 2015. Ainda atuou na área técnica do Ministério da Fazenda de 2008 a 2014. É pesquisador do Ipea desde 2004, e conta com trabalhos vencedores do Prêmio do Tesouro Nacional nas edições de 2007, 2008, 2009 e 2012.

Pires é graduado em Economia pela UFF, mestre em Economia pela UFRJ e doutor em Economia pela Universidade de Brasília. É autor do livro Política fiscal e ciclos econômicos: teoria e experiência recente, publicado em 2017 pela Editora Elsevier.