Investimentos Públicos: 1947-2021

Investimentos Públicos: 1947-2021

25/04/2022

O Observatório de Política Fiscal divulga a série histórica de investimentos públicos desde 1947. Veja a série histórica aqui.

Os investimentos públicos continuam com viés de baixa. No ano de 2021, o investimento do governo totalizou 2,05% do PIB, segundo menor índice da série histórica que ocorreu em 2017 quando atingiu 1,94% do PIB. A consolidação inclui o governo central, estados, municípios e as estatais federais.

Investimento público (% do PIB)

 

Determinante para essa queda foi o desempenho dos investimentos das empresas estatais que atingiram o menor valor da série histórica conforme mostra o gráfico a seguir que apresenta as informações a partir de 1995.

Investimento das empresas estatais (% do PIB)

O que surpreende nessa queda é baixa taxa de execução dos investimentos em relação ao que estava programado para o ano conforme publicado pela respectiva Portaria do SEST/ME que faz o acompanhamento e controle do orçamento das empresas estatais. A Petrobras que responde pela maior parte do orçamento dos investimentos executou apenas 38% do planejado.

Historicamente, os percentuais de aplicação tendem a ser superiores a 90%. Esses dados podem ser consultados na página do SEST/ME aqui.

Para o nível governamental, os investimentos de aplicação direta da União continuam em queda atingindo pisos históricos. Os governos estaduais conseguiram retomar seus investimentos por conta da melhora no seu fluxo de caixa e os governos municipais também contraíram seus investimentos depois de um ano de 2020 de desembolso mais forte.

Investimentos públicos por nível de governo (% do PIB)

 

A série histórica do Observatório passa a divulgar novas estatísticas de investimento. A primeira se refere aos fluxos líquidos de investimentos desde 2010 que se refere à diferença entre despesas brutas com investimentos e as vendas de ativos não financeiros. Para 2021, o valor total atingiu 1,18% do PIB sendo o segundo mais baixo desde 2010. Para o Governo Federal essa estatística atingiu 0,16% do PIB, o valor mais baixo da série histórica.

Com esse desempenho, o investimento líquido da depreciação do governo geral segue negativo, desde 2015, e atingiu uma perda de estoque de capital de R$ 30,9 bilhões em 2021 o que equivale a -0,36% do PIB.

Investimento líquido do Governo Geral (% do PIB)

 

Texto revisto e atualizado em 25 de abril de 2021.


As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV. 

Deixar Comentário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Veja também