Manoel Pires

É pesquisador associado do IBRE desde 2016. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA. Tem experiência na área de macroeconomia e política fiscal. Possui doutorado em economia pela Universidade de Brasília. É mestre em economia pela UFRJ e graduado em economia pela UFF. É autor do livro “Política fiscal e ciclos econômicos: teoria e experiência recente”, publicado pela Editora Elsevier.

Progressividade tributária e crescimento econômico: lançamento

O Observatório de Política Fiscal lança um livro que reúne trabalhos de vários pesquisadores para tratar do tema da progressividade tributária e seus impactos econômicos, em particular, no crescimento econômico. O livro traz elementos e dados que podem contribuir para uma reforma ampla do imposto de renda tendo em vista a tramitação acidentada da última tentativa de rever o sistema.

Webinar | Crescimento e desigualdade: Quais são os caminhos do desenvolvimento inclusivo?

A pandemia criou uma grande distância entre os mais vulneráveis e as classes mais abastadas. A ampliação dos mecanismos de proteção social e a geração de empregos ganhou novos contornos em função do crescimento da desigualdade e da aceleração das transformações tecnológicas que a pandemia legará.

O desafio do déficit público

Fábio Giambiagi é obcecado pelos dados. É com essa obsessão e uma bagagem de quase quatro décadas acompanhando temas fiscais que o autor lançou uma radiografia da política fiscal brasileira no livro “Tudo sobre o déficit público” que é uma boa sugestão de leitura para quem deseja aprender sobre a evolução histórica das contas públicas no Brasil e seus desafios.

A Reforma do Imposto de Renda

O governo encaminhou uma proposta de reforma do Imposto de Renda prevendo alterações na tabela do imposto para pessoas físicas, redução da alíquota do imposto de renda para pessoas jurídicas, cobrança de imposto de renda sobre lucros e dividendos, fim da dedução de juros sobre capital próprio e a reformulação da tributação sobre fundos de investimentos além de aperfeiçoamentos em vários aspectos da tributação

Páginas

Subscrever RSS - Manoel Pires