Manoel Pires

É pesquisador associado do IBRE desde 2016. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA. Tem experiência na área de macroeconomia e política fiscal. Possui doutorado em economia pela Universidade de Brasília. É mestre em economia pela UFRJ e graduado em economia pela UFF. É autor do livro “Política fiscal e ciclos econômicos: teoria e experiência recente”, publicado pela Editora Elsevier.

Observatório de Política Fiscal atualiza as estatísticas históricas de investimento público: 1947-2019

Depois de pequeno aumento ocorrido em 2018 em função do ciclo político, os investimentos públicos no Brasil voltaram a cair em 2019. O total investido pelos três níveis de governo e pelas empresas públicas federais atingiu 2,26% do PIB, o segundo menor valor da série histórica que ocorreu em 2017 quando o investimento público atingiu apenas 1,85% do PIB.

Observatório de Política Fiscal atualiza as medidas de combate à crise

O OPF disponibiliza as principais ações em países selecionados para efeito de comparação com a reação brasileira à crise. As medidas são divididas entre as ações de natureza fiscal (que inclui as medidas para fiscais, como FGTS, sistema S, e PIS) e as medidas de crédito também de natureza fiscal tais como operações com garantias dos respectivos Tesouros ou as operações de bancos públicos.

Páginas

Subscrever RSS - Manoel Pires