Denise Neumann

Giro fiscal – 31 de março a 6 de abril

O Congresso tomou a dianteira no debate e rápida aprovação de propostas, e algumas medidas de combate à crise da pandemia estão prontas para serem colocadas em funcionamento e outras regras, como a PEC do chamado “orçamento de guerra” podem ser aprovadas hoje em votação definitiva no Senado e/ou Câmara. Já com o crédito, as notícias ainda são de empoçamento da liquidez. O debate, contudo, continua intenso.

Giro fiscal – 10 a 16 de março

Está difícil acompanhar o debate em torno das medidas que devem ser adotadas para combater a forte crise econômica que se desenha com o coronavírus, mas a boa notícia é que ele está intenso e apontando para o papel de medidas fiscais nesta reação. E depois das primeiras declarações de que acelerar as reformas era o mais importante, felizmente o governo começou a mudar de ideia.  As propostas colocadas na mesa, contudo, ainda são tímidas.

Giro fiscal – 18 de fevereiro a 2 de março

A crise institucional aberta pelas atitudes de apoio do presidente Jair Bolsonaro à manifestação anti-Congresso reacendeu preocupações quanto ao andamento das reformas e também sobre a votação dos vetos ao orçamento impositivo de 2020, cuja votação foi marcada para esta terça-feira no Senado. Este, aliás, um dos estopins da nova crise. Também na pauta desta semana (a confirmar), a votação do novo Fundeb ainda está em fase de comissão ainda.

Giro fiscal – 16 a 20 de dezembro

Na última semana antes do recesso legislativo, como é usual, o Orçamento foi aprovado. Ficaram para 2020 as PECs fiscais e a reforma Tributária, que ganhou fôlego neste fim de ano, quando Senado e Câmara avançaram para formar uma comissão conjunta para o assunto. Mas a semana também trouxe a volta do debate sobre a CPMF, prontamente rechaçada por Rodrigo Maia. Com esta semana curta, o Giro se despede de 2019 e voltará em 2020.

Páginas

Subscrever RSS - Denise Neumann